A surpreendente beleza natural do interior da Bolívia

Aproveitando os excelentes preços de passagens aéreas saindo do aeroporto Guarulhos, em São Paulo, e indo para Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, o Fuja do Óbvio resolveu passar o feriado de Páscoa por lá.

Confesso que a cidade não estava no topo da wishlist, mas boas promoções são sempre determinantes na hora de decidir os próximos destinos. E lá fomos nós, com a expectativa bastante moderada. E adivinhe só: fomos surpreendidos!

Se você digitar no Google ‘o que fazer em Santa Cruz de la Sierra’ vai encontrar alguns links com dicas bastante parecidas: Plaza 24 Septiembre (onde ficamos hospedados, no Senses Hotel Boutique – e recomendamos muito!), Parque El Arenal, Ventura Mall (um grande shopping com diversas opções gastronômicas – como somos viciados em todos os Hard Rock Cafes mundo afora, não podíamos deixar esse de fora), estátua El Cristo, avião pirata, bairro Equipetrol etc.

Mas, aqui vamos destacar dois lugares que têm a natureza como protagonista: Lomas de Arena e La Rinconada.

Lomas de Arena
Em tradução livre, dunas de areia. Eu poderia ser ousado e dizer que são uma versão em miniatura dos Lençóis Maranhenses, mas estaria sendo injusto com ambas as atrações. Como eu comentei nesse post sobre Samaipata (também ali na região de Santa Cruz), cada região tem suas particularidades.

Lomas de Arena é um misto de areia, vegetação, lagos, vida animal (com muitas aves lindas!) e prática de esportes (para quem nunca praticou sandboard, aproveite!). Você pode se refrescar nas águas limpas depois de rolar na areia tentando se equilibrar nas pranchas durante a descida de dunas gigantes.

IMG_1690.jpg

Para chegarmos até lá, fechamos um passeio que durou das 14h30 às 18h, com a Nick’s Adventure Bolivia. Eles te buscam no hotel, têm guia, oferecem água, têm todo o equipamento para prática de sandboard e depois te levam novamente ao hotel.

La Rinconada
Uma dúvida cruel para quem visita Santa Cruz de la Sierra e gosta de natureza está na hora de decidir entre visitar La Rinconada ou Biocentro Guembé. Se tiver tempo suficiente, vá em ambos. Escolhemos Rinconada.

Não se pode descrever aquele local em poucas palavras. Tem muita natureza: poucas vezes vimos tucanos tão grandes, bonitos e bem cuidados; as vitórias-régias são tão bonitas quanto aquelas que vimos na Amazônia; as mais variadas vegetações são exuberantes; e você ainda pode se refrescar na ‘floresta chuvosa’, na qual basta apertar um botão para que a água ‘caia do céu’.

O lazer está garantido com diversas piscinas e cascatas que, além de um minimalista cuidado paisagístico, contam com espreguiçadeiras, tobogãs e esculturas. Esportes como arvorismo e tirolesa também estão entre as opções.

La Rinconada é um excelente passeio para crianças, com parques, esculturas metálicas e em arbustos, atividades e muitas diversão. É uma dica que vale para toda a família.

DCIM102GOPROGOPR5918.JPG

E para fechar com chave de ouro, o almoço em La Rinconada conta com práticos típicos da culinária boliviana, além de opções internacionais para todos os gostos.

Para chegar lá, basta pedir um Uber ou táxi e pronto!

Em resumo, vá para a Bolívia!

 

 

 

 

2 comentários sobre “A surpreendente beleza natural do interior da Bolívia

  1. Foi muito boa a sua entrevista na rádio Bandeirantes, eu sou o Marcelo Silveira do Patrocínio, adoro viajar e viver e conhecer novas culturas! Parabéns pelo site.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s