#1 O que fazer em BH? Tour cervejeiro: confira 8 lugares para se surpreender na capital mineira

Bem-vindo a Belo Horizonte. Aqui, come-se bem!

Assim começamos mais uma série do Fuja do Óbvio! Não lembro exatamente onde encontrei essa saudação de boas vindas a Belo Horizonte, mas posso garantir que as palavras trazem um aviso muito importante aos visitantes. Aliás, não é só pelo pão de queijo, mas ‘aqui come-se bem’ deveria estampar um letreiro em cada uma das fronteiras do estado de Minas Gerais e vir acompanhado de ‘descarte aqui a sua dieta’, pois ela não será nada útil durante a sua estadia.

As experiências gastronômicas e boêmias ofertadas pelos mineiros são parte indispensável do turismo na capital e no interior. Em Belo Horizonte, sem preconceitos ou restrições alimentares, é bem possível que uma pessoa prove sabores únicos, desconhecidos e improváveis, beba além da conta em um dos incontáveis bares da cidade e curta a noite com desconhecidos como se fossem amigos de longa data. O mineiro realmente é um povo muito hospitaleiro e fará qualquer turista sentir-se em casa.

Além da já conhecida mundialmente cachaça mineira, nos últimos anos BH – como é carinhosamente chamada a nossa capital – tem se tornado um importante polo de produção de cervejas no país. Principalmente dos tipos artesanais. Vários cervejeiros amadores da cidade tiveram sua criação premiada nacional e internacionalmente, fazendo com que explodisse este mercado por lá. Os mineiros estão determinados a provar que lá não só come-se bem, mas também bebe-se bem.

Confira a seguir algumas opções que a cidade oferece de turismo cervejeiro, capazes de elevar a experiência do turista que escolhe BH.

8 lugares para curtir um tour cervejeiro em BH

Hofbräuhaus Belo Horizonte

Inaugurada em 2015, a Hofbräuhaus Belo Horizonte é a primeira e única unidade da marca na América Latina. Com sede em Munique, na Alemanha, e filiais nos Estados Unidos, Austrália, Itália, Dubai, China e Japão, a Hofbräuhaus escolheu BH para receber um ambiente descontraído e aconchegante, com capacidade para 350 pessoas e excelentes opções gastronômicas típicas da cozinha bávara. Os ingredientes de todas as cervejas da HB BH são 100% importados e a água passa por um processo de beneficiamento para que se iguale àquela utilizada na fábrica de Munique. Isso faz com que a cerveja produzida no Brasil seja idêntica à produzida na Alemanha, apesar da distância.

Horário de funcionamento:
Terça a quinta: 18h à 0h
Sexta: 12h às 14h30 e 18h à 0h
Sábado: 12h à 0h
Domingo: 12h às 17h

Endereço:
Av. do Contorno, 7613 – Lourdes – Belo Horizonte – MG

Templo Cervejeiro Backer

Backer Templo Cervejeiro
A Backer é uma das grandes cervejarias artesanais com sede em Belo Horizonte. A marca inaugurou o seu Templo Cervejeiro junto à sua fábrica – carinhosamente chamada de Maternidade Cervejeira – no bairro Olhos D’água, para oferecer uma experiência única aos amantes da bebida.

O espaço inspirado nas antigas fábricas europeias recebeu iluminação e decoração para impressionar. A Backer oferece no seu complexo imponente vários bares, um restaurante com cardápio variado e uma loja com produtos da marca. De growlers para levar sua cerveja preferida a chaveiros para guardar no bolso, você encontrará os mais variados produtos relacionados ao universo cervejeiro e expressar sua paixão por onde for.

Templo Cervejeiro Backer 01Aos sábados é possível agendar um tour com duração de uma hora com visita à fábrica junto ao Beer Sommelier com explicação do processo de produção e degustação de cinco cervejas e um chope direto do tanque. O pacote dá direito a uma taça e um certificado de participação.

Horário de funcionamento:
Terça: 11h30 às 15h
Quarta e quinta: 11h30 às 15h30 e 18h às 0h
Sexta e sábado: 11h30 às 1h
Domingo: 11h30 às 16h

Endereço:
Rua Santa Rita, 220 – Olhos D’Água – Belo Horizonte – MG

Ateliê Wäls

A super premiada Wäls nasceu em 1999 na capital mineira e sua linha de produtos inspirada nas tradicionais escolas cervejeiras belga, americana e tcheca ganhou o mundo rapidamente. O Ateliê Wäls é o complexo cervejeiro da marca que já impressiona pela arquitetura. Erguido com elementos que misturam madeira, vidro e concreto, o projeto mais parece uma obra de arte ou um museu contemporâneo dedicado à cerveja. Rolhas e balcão simulam cortinas de um grande teatro, os tetos são compostos por bolhas e a entrada fica dentro de uma grande barrica aberta… tudo em harmonia entre as montanhas de Minas. O complexo conta com uma loja, local para degustação, adega, escritório, restaurante e área externa com food trucks.

São 21 torneiras de chopp, sendo 10 delas opções de cervejas exclusivas produzidas no próprio ateliê e servidas on tap, além das cervejas já existentes da marca. As bebidas são mantidas em barricas de madeira, onde mais de 100 mil litros, divididos em 12 variedades, estão envelhecendo e fermentando, cada rótulo no seu devido tempo.

WalsUm tour na fábrica, com duração de 40 minutos, também pode ser realizado às quintas (18h30) e sábados (13h e 15h) pelo valor de 30 reais. Ao término, é feita uma degustação com cervejas disponíveis no tanque.

Horário de funcionamento:
Terça a quinta: 17h à 0h
Sexta: 17h à 0h30
Sábado: 12h à 0h30
Domingo: 12h às 19h

Endereço:
Rua Gabriela de Melo, 566 – Olhos D’água – Belo Horizonte – MG

Chopp da Fábrica

Com mais de 27 anos de história, o Chopp da Fábrica é sinônimo de tradição em Belo Horizonte e um representante nato da comida mineira. A casa é famosa por oferecer preços justos e funcionar até altas horas da madrugada. Em sua mais nova unidade na Pampulha, o Chopp da Fábrica oferece uma vasta carta de cervejas, além de uma growler station com 13 torneiras de chope dos mais variados que fazem a festa dos amantes da cevada.

Tudo isso está localizado em um dos cenários mais conhecidos e apreciados da capital mineira: às margens da Lagoa da Pampulha. A local foi cuidadosamente pensado para proporcionar aos clientes uma experiência mineira única, com vista privilegiada para o imponente Mineirão e seu irmão mais novo, o Mineirinho.

Chopp da Fabrica Pampulha

Horário de Funcionamento:
Domingo: 12h às 2h
Segunda a quarta: 11h às 2h
Quinta: 11h às 3h
Sexta: 11h às 4h
Sábado: 12h às 4h

Endereço:
Av. Otacílio Negrão de Lima, 2733 – Pampulha – Belo Horizonte – MG

Cervejaria Krug Bier

A Krug Bier fabrica cerveja e chope com tecnologia austríaca em Belo Horizonte há mais de uma década. A choperia localizada na zona sul de BH oferece chopes nas versões cristal, âmber, krug e golden, além da cerveja Áustria em suas várias versões. O menu traz diversas opções de petiscos e pratos para acompanhar as cervejas.

krug 03

Horário de Funcionamento:
Segunda a sábado: 11h às 13h
Domingo: 16h às 22h

Endereço:
Rua Major Lopes, 172 – São Pedro – Belo Horizonte – MG

Albanos Hub Cervejeiro

O BrewPub possui 80 lugares com 11 torneiras servindo chopes próprios, de parceiros e de convidados, onde a proposta é consumir a bebida no local onde é produzida, além de um cardápio que irá oferecer o melhor da gastronomia de pub. Uma decoração industrial e moderna transforma o estabelecimento no Hub de Cerveja, onde o cliente terá a oportunidade de viver uma experiência cervejeira completa.

No local existe uma fábrica de produção compartilhada com a tecnologia de ponta, onde o cliente pode produzir sua própria cerveja com a consultoria de experientes profissionais. É possível adquirir o serviço completo com o auxílio na criação de receitas e rótulos, venda de insumos, acompanhamento de produção e envase ou ainda alugar o espaço para a produção própria. O growler station permite levar o chope tirado na hora para casa em um recipiente que o mantém fresco e é reutilizável.

A casa oferece ainda experiências sensoriais que trazem informações sobre os produtos que estão sendo consumidos e informações com óculos de realidade virtual. A tecnologia de realidade aumentada, aplicada nas garrafas das cervejas Albanos, proporcionam uma experiência interativa disponível nos rótulos. Com celulares ou tablets, o cliente pode ainda aprender as harmonizações, copo indicado para consumo e temperatura ideais de cada estilo.

Horário de Funcionamento:
Terça a Sexta: 17h30 à 0h
Sábado: 12h à 0h
Domingo: 12h às 17h

Endereço:
Rua Pium-í, 611 – Sion – Belo Horizonte – MG

Mercado da Boca

Uma espécie de ‘Eataly mineiro’ com 4 mil metros quadrados, a estrutura reúne 30 restaurantes, bares e lojas no mesmo local. O espaço é ao mesmo tempo simples e sofisticado, descontraído e charmoso. É uma excelente opção para ir com a família, com os amigos ou, até mesmo, sozinho. Mas, acima de tudo, proporciona uma atmosfera perfeita para confraternizar aproveitando a boa gastronomia e, é claro, apreciar uma boa cerveja em suas diversas opções e marcas disponíveis.

Apesar de se um pouco distante do centro do BH, o mercado oferece o serviço de transfer com preços bem acessíveis que pode ser agendado neste site.

Horário de Funcionamento:
Quinta: 18h às 23h
Sexta e sábado: 12h à 0h
Domingo: 11h às 19h

Endereço:
Av. Toronto, 156 – Jardim Canadá – Nova Lima – MG

Mercado Central

Com mais de oito décadas de vida, o mercado possui aproximadamente 400 lojas dos mais variados tipos e os seus corredores guardam grandes memórias e muitas histórias para contar sobre a cultura da capital mineira. Em 2016, Mercado Central de BH conquistou nada menos que o terceiro lugar em um ranking que elegia os melhores mercados do mundo e passou a atrair ainda mais visitantes. Todos os dias são milhares pessoas vindas de diversos lugares do Brasil e do mundo.

Em meio a essa bagunça organizada, além dos inúmeros bares e cachaçarias tradicionais, se você procurar bem, vai encontrar a Dünn Cervejaria, onde poderá degustar e comprar vários rótulos de fabricação artesanal.

dunn-cervejaria-mercado-central-bh-belo-horizonte

O mercado também oferece visitas guiadas, que devem ser agendadas previamente pelo site.

Horário de funcionamento:
Segunda a sábado: 7h às 18h
Domingo e feriado: das 7h às 13h

Endereço:
Av. Augusto de Lima, 744 – Centro – Belo Horizonte – MG

Anúncios

4 comentários sobre “#1 O que fazer em BH? Tour cervejeiro: confira 8 lugares para se surpreender na capital mineira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s