#4 O que fazer em BH? Turismo gastronômico com a melhor comida do Brasil

Se você já teve a oportunidade de visitar uma família mineira ou mesmo um bom restaurante especializado nessa culinária, deve ter percebido que comida é coisa séria para esse povo e a fartura é sinônimo de hospitalidade. Na cultura de Minas Gerais, receber bem os entes queridos, cozinhar para eles ou apenas servir um cafezinho com bolo é sinal de cuidado e carinho. Ouse não aceitar!

Não à toa, o recado mais importante até aqui foi dado já no começo da série, sugerindo aos turistas que deixassem a dieta para trás durante sua estadia em Minas Gerais. Para mergulhar de cabeça na cultura local e ter uma experiência completa em terras mineiras é fundamental se livrar dos preconceitos e restrições alimentares. Você poderá se deparar com sabores novos e misturas improváveis. Permita-se experimentar!

Ainda assim, como qualquer capital que se preze, Belo Horizonte é democrática quando o assunto é alimentação e oferece aos visitantes opções variadas da gastronomia local, nacional e internacional, ‘pra mineiro nenhum botar defeito’. Não importa se você é do turismo radical ou do turismo histórico, se é fácil ou chato pra comer, se é muquirana ou mais gastador… fome aqui não passarás!

Além dos estabelecimentos já mencionados no tour cervejeiro, que também oferecem sugestões incríveis de pratos e petiscos variados, separamos algumas outras dicas que vão te deixar com água na boca!

Confira a seguir nossas sugestões gastronômicas na capital mineira.

A Pão de Queijaria

Ironicamente, começando pelo óbvio: o pão de queijo. Se for pra ser clichê, que seja com propriedade! Essa casa é especializada em pães de queijo e os serve em versões que, eu asseguro, jamais provou na vida!

Horário de funcionamento:
Segunda a sábado: 11h30 às 23h30
Endereço:
Rua Antônio de Albuquerque, 856 – Funcionários – Belo Horizonte

Verdemar

Se por acaso você passar por um ‘mercado’ chamado Verdemar, não deixe de parar para experimentar as delícias vendidas ali. Acredite, esse não é um mercado comum! Uma mistura de empório, padaria, restaurante, hortifruti e mercearia, você encontrará ali desde biscoitos poloneses e franceses, vinhos gregos, dezenas de tipos de mostardas dijon e de temperos tailandeses, até sushis e sashimis frescos e peças de carne nobres grelhadas na hora para levar ou comer ali mesmo. Isso sem falar nos quitutes tipicamente mineiros, como o pão de queijo, que já foi eleito por oito anos consecutivos o melhor da cidade pela revista Veja BH.

Para consultar endereços e horários de funcionamento, acesse o site.

Topo do Mundo


O restaurante está localizado na icônica Torre Alta Vila, o que proporciona aos visitantes uma fabulosa vista 360º da cidade de BH e dos vales de Nova Lima. O menu valoriza a cultura mineira e traz ingredientes típicos, além de uma grande variedade de queijos, considerados patrimônios culturais do estado.

Horário de funcionamento:
Terça a quinta: 17h à 0h
Sexta a domingo: 12h à 0h
Endereço:
Rua Senador Milton Campos, 145 – 2º andar – Torre Alta Vila – Vila da Serra – Nova Lima

Xapuri

Um dos restaurantes mais famosos da cidade é o Xapuri. Mesas de madeira, telhado de sapê, decoração da roça e fogão a lenha compõem perfeitamente o cenário para as refeições que são servidas ali. Junto ao restaurante, tem uma hípica onde funciona a Escola de Equitação Xapuri e, aos finais de semana, o espaço vira a alegria da criançada com passeios de pônei e charretes. Os pratos da culinária ‘raiz’ do interior resgatam os costumes mineiros tradicionais.

Reservas pelo site.

Horário de funcionamento:
Terça a sábado: 12h às 23h
Domingo e feriado: 12h às 18h
Endereço:
Rua Mandacaru, 260 – Pampulha – Belo Horizonte

Lullo Gelato


“Um pedacinho da Itália no coração da Savassi”, essa gelateria de produção artesanal escolhe minuciosamente a matéria prima para suas criações cremosas, além de se preocupar com a saúde dos clientes, oferecendo também opções sem glúten, sem lactose, sabores light ou feitos de ingredientes funcionais.

Horário de funcionamento:
Segunda a quinta: 12h às 22h
Sexta a domingo: 11h às 22h
Endereço:
Rua Antônio de Albuquerque, 617 – Savassi – Belo Horizonte

Bombons Lalka

Tradicional fábrica da chocolates e balas Lalka se prepara para ser comandada pela quarta geração e há mais de 90 anos a loja conserva tradição e sucesso entre os mineiros. Além de bombons e chocolates, as balas azedinhas, que vêm envolvidas no açúcar cristal, são deliciosas e únicas.

Para consultar endereços e horários de funcionamento, acesse o site.

Camburi

Em BH se diz: já que Minas não tem mar, eu vou pro bar! O Camburi trouxe o mar pra BH a preço justo. A casa especializada em frutos do mar, serve pratos e petiscos da culinária praiana em um ambiente bem descontraído.

Horário de funcionamento:
Segunda: 12h às 17h
Terça a sexta: 12h às 15h; 18h às 22h
Sábado: 12h às 22h
Domingo: 12h às 17h
Endereço:
Rua Grão Mogol, 720 – Carmo – Belo Horizonte

Caê Restaurante

Com pegada de bar, clima descontraído e ambiente bem decorado, o estabelecimento serve comida brasileira variada para todos os gostos.

Para conhecer o menu e realizar reservas, acesse o site.

Horário de funcionamento:
Terça a quinta: 18h à 0h
Sexta e sábado: 12h à 0h
Domingo: 12h às 17h
Endereço:
Rua Outono, 314 – Sion – Belo Horizonte

Bistrô Paris 6

Para os que querem matar a curiosidade, a filial mineira do renomado bistrô francês, que é sucesso no Rio e em São Paulo, e cujos pratos levam o nome de famosos, está localizada no Shopping Pátio Savassi.

Para conhecer o menu e realizar reservas, acesse o site.

Horário de funcionamento:
Domingo a quinta: 11h às 23h
Sexta e sábado: 11h à 0h
Endereço:
Shopping Pátio Savassi – Av. do Contorno, 6061 – Savassi – Belo Horizonte

Gennaro

Dedicado aos clássicos da culinária italiana, o restaurante oferece bom custo-benefício com carnes, massas e vinhos a preço muito justos.

Horário de funcionamento:
Terça a sexta: 18h à 0h
Sábado: 12h à 1h
Domingo: 11h30 às 18h
Endereço:
Rua Alagoas, 642 – Savassi – Belo Horizonte

Bolão

Desde 1961 servindo aquele ‘PFão’ de respeito em frente à simpática pracinha de Santa Tereza! Nas paredes do Bolão, há uma curiosa coleção de relógios pendurados, a maioria são presentes de clientes. Durante as madrugadas’, o estabelecimento fica lotado de jovens famintos após saírem de eventos em toda cidade.

Horário de funcionamento:
Segunda a quinta: 11h às 3h
Sexta e sábado: 11h às 5h
Domingo: 11h às 17h
Endereço:
Praça Duque de Caxias, 288 – Santa Tereza – Belo Horizonte

 Rancho do Boi

A proposta aqui também é fugir um pouco da cidade. Com um belo paisagismo e mesas espalhadas ao ar livre, é possível comer admirando uma linda vista da Serra Del Rey, em Nova Lima.

Horário de funcionamento:
Terça e sábado: 11h30 à 1h
Domingo e segunda: 11h30 à 0h
Endereço:
Rodovia BR-040, Km 545, s/n – Estância Serrana – Nova Lima

 

Anúncios

2 comentários sobre “#4 O que fazer em BH? Turismo gastronômico com a melhor comida do Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s